Skip directly to content

Campo Grande: mulheres vítimas de violência terão aulas gratuitas de defesa pessoal

on qua, 06/09/2017 - 08:02
quarta-feira, 6 Setembro, 2017 - 08:00

Foto: reprodução / G1MS

 

Todos os dias, mulheres pedem socorro contra a violência. Em alguns casos, as medidas chegam tarde demais. Em Campo Grande, a prefeitura está começando um curso para ensinar técnicas de defesa pessoal. O objetivo também é melhorar a autoestima das mulheres vítimas de violência doméstica.

Lançamento do curso de defesa pessoal “Não ao abuso e à agressão – sei me proteger” foi feito, nesta terça-feira (5), na Casa da Mulher Brasileira.

Os movimentos simulam situações de violência contra a mulher. Ataques pelo cabelo, pescoço e tentativa de estupro. Mas o agressor é dominado com golpes infalíveis.

Os casos de violência doméstica levaram a criação de um curso de defesa pessoal oferecido de graça pelo poder público. O curso vai ter oito horas de duração e a primeira turma tem 40 vagas disponíveis. Segundo os coordenadores, em dois dias, as mulheres vão aprender de uma maneira bem simples como se soltar e imobilizar o agressor e ainda táticas de ataque.

O método de autodefesa para mulheres foi criado pelo professor de karatê Hélio Arakaki, que ministrará as orientações com as professoras Celina Lopes, Bruna Caruzo e Neide Fidelis.

As aulas serão nos dias 23 e 30 de setembro, das 14h às 18h (de MS), no ginásio do Centro Municipal de Treinamento Esportivo (CEMTE). O curso é de graça. O projeto é fruto de parceria entre a Subsecretaria de Políticas para a Mulher e a Fundação Municipal de Esportes.


Fonte: G1MS