Skip directly to content

Com mais de 200 pessoas, Programa Cidade Empreendedora abre comemoração de 15 anos de Figueirão

on sex, 28/09/2018 - 15:11
sexta-feira, 28 Setembro, 2018 - 15:00
Foto: MSTododia
 
Aproximadamente 200 pessoas, entre autoridades, empresários e público em geral, prestigiaram o lançamento do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae na noite de ontem, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Figueirão. O evento marcou a abertura das festividades do aniversário de 15 anos de emancipação do município, comemorado oficialmente neste sábado (29). O objetivo foi de apresentar à comunidade alternativas que podem alavancar o desenvolvimento econômico, atraindo mais empresas para a região e gerando emprego para a população. Ao todo serão investidos R$ 300 mil, com contrapartida de 50% da prefeitura.
 
Além do prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, e do vice, Fernando Martins, participaram o superintendente do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça e a gerente Luzicarla Souza, prefeito de Alcinópolis Dalmy Crisóstomo, gerente Tatiana Krever Stadler e equipe do Sicredi de Costa Rica , vereadores de Alcinópolis Wellington Guimarães e Ângelo do Nicola, vereadores de Figueirao Antônio Nabhan, Pauliane, Marcelo do Posto, Luciene e Professora Flávia, secretários municipais de Figueirao e de Costa Rica, vereador Claudomiro Cocó, empresários de Camapuã, Alcinópolis e Figueirão, e Rodrigo Nissola primeiro-secretário da Faems.
 
O Programa
 
O programa é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a prefeitura e está dividido em oito pilares que visam acelerar o crescimento dos municípios: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
“É uma oportunidade de fazer um mapeamento das potencialidades de Figueirão e saber o que nós produzimos de melhor, e o que temos de bom em serviços e produtos. Juntamente com o Sebrae, vamos fazer este estudo e descobrir qual a identidade, qual a vocação da nossa cidade, ou seja, o que temos no comércio, na agricultura familiar, na prestação de serviço, na construção civil. Vamos organizar estas empresas, ver quais os pontos falhos e procurar meios de fazer delas empresas viáveis, que possam se desenvolver”, disse o prefeito Rogério Rosalin.
Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae disse que serão desenvolvidas 60 ações ao longo de 20 meses, usando como referência medidas adotadas em outras regiões e que podem ser usadas como exemplo. O objetivo é mostrar como o empresário pode se organizar para prestar serviços à prefeitura e como a prefeitura pode atender melhor o empresário. “O Programa só é possível porque a prefeitura é parceira do Sebrae. Vamos ajudar a pensar o município daqui a alguns anos. Por isso é importante ouvir a sociedade, pecuarista,o dono da loja o dono do supermercado, e saber o que pode ser melhorado”, explicou.
 
 É preciso saber aproveitar as oportunidades. “Não é só uma questão da administração do Rogério, mas sim o que vai ser de Figueirão daqui a alguns anos. A proposta é trazer mais oportunidades e fazer coisas que fizemos em outros estados. Vejo que falam muito do asfalto entre Figueirão e Costa Rica. Várias pessoas vão passar pela cidade e precisamos saber, como vamos montar uma boa padaria, uma boa estrutura para atender os visitantes. Sem a atitude do prefeito e dos vereadores, nada disso seria possível”, explicou Mendonça.
 
Rogério Rosalin lembrou ainda que a prefeitura, além de parceira, também será grande consumidora dos produtos e serviços produzidos na cidade. “Ela vai ser a primeira a adquirir os produtos e dar oportunidade para quem é daqui”, destacou. “Vamos construir juntos o futuro dessa nossa terra. A meta é gerar riqueza para a população, sejam produtores ou os que fazem parte do comércio local”, complementa o vice-prefeito Fernando Martins.
Palestra
 
A palestra “Rede de Cooperação para o Desenvolvimento – A experiência do Cariri Paraibano”, ministrada por Arnaldo Júnior Farias, foi o principal evento da noite. Arnaldo ressaltou  a nossa redação do Ms Todo Dia que a transformação de realidade é possível até nos cenários mais complexos, desde que haja engajamento por parte das lideranças políticas, sociedade civil organizada, poder público e iniciativa privada. Para ele, a articulação entre todas estas camadas pode melhorar a qualidade de vida, resultado em mais geração de emprego e renda. Ele destacou ainda que na região de Cabeceiras (PB), onde parecia deserto, se tornou área com indústrias em pleno desenvolvimento.
 
“Trouxemos a experiência de uma região da Paraíba, no semiárido, onde havia 31 municípios onde a população reclamava e falava que nada poderia dar certo, mas deu. Podemos destacar que ações são resultado de caminhos desafiadores. Ou se faz administração pública com práticas tradicionais, ou segue no caminho do empreendedorismo, quebrando paradigmas. Este caminho do empreendedorismo pode gerar resultados como melhorias nos indicadores econômicos”.

Fonte: MSTododia