Skip directly to content

Figueirão obtêm destaque no MS por desenvolvimento local na área de turismo

on ter, 20/02/2018 - 08:13
terça-feira, 20 Fevereiro, 2018 - 08:00

Imagem aérea do município de Figueirão - Foto: Assecom/Prefeitura Figueirão

Foi divulgada nesta segunda-feira (19) uma lista, a qual inclui oito municípios de Mato Grosso do Sul que receberam destaque no desempenho da economia turística e que elevaram a classificação das cidades no Mapa do Turismo Brasileiro.

Tratam-se dos seguintes municípios: Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Figueirão, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, São Gabriel do Oeste, Sonora e Vicentina.

O critério de avaliação foi pautado no aumento do número de empregos por intermédio do turismo, ampliação do número de estabelecimentos formais de hospedagem e o fluxo de turistas domésticos e internacionais.

Outro destaque conquistado pelo Estado é o fato de nenhum dos municípios registrarem diminuição nas categorias avaliadas. De acordo com a publicação, a categorização dos destinos regionais é um processo dinâmico atualizado e aperfeiçoado periodicamente.

OPINIÃO DO SETOR

Na avaliação do diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, a nova categorização é resultado do trabalho conjunto do Estado e do trade turístico regional.

“Isto é sinal de que a nossa política de priorização de destinos está dando certo, pois, assim temos mais condições de fomentar o desenvolvimento dos municípios que realmente têm interesse em trabalhar o turismo como atividade econômica e assim incentivar cada vez mais o empresariado”, destaca.

Festa centenária de Figueirão é reconhecida como patrimônio imaterial de MS - Foto: Assecom/Prefeitura Figueirão

O prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, acredita que o reconhecimento é o somatório de ações focadas nos eventos, belezas naturais da região e projetos de incentivo ao setor turístico.

"Conquistamos reconhecimento com a festa centenária do 'Divino Espírito Santo' reconhecida como patrimônio imaterial e ano passado demos início ao projeto 'Festa do Zebu', que tem objetivo de se consolidar como festa gastronômica. Além disso, o município está se destacando no turismo de negócios (pecuária de corte) e por nossas belezas naturais", detalha.

APOIO MTUR

Segundo portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. De acordo com a nova categorização, as cidades de Aparecida do Taboado, Porto Murtinho, São Gabriel do Oeste e Sonora agora podem contar com até R$ 400 mil por ano para realização de festejos, enquanto Alcinópolis, Figueirão, Paraíso das Águas e Vicentina com R$ 150 mil.

Tradicional festa do laço comprido em Figueirão - Foto: Assecom/Prefeitura Figueirão

As avaliações demonstram a organização e eficiência nas gestões municipais de localidades que estão aliando o crescimento econômico com aptidões produtivas e belezas naturais. Outra cidade que possui esse perfil é Paraiso das Águas, o mais 'jovem' município de Mato Grosso do Sul e que completa 15 anos de emancipação em 2018.

De acordo com o prefeito, Ivan da Cruz Pereira, a disponibilização do recurso oferecido pelo ministério mediante a nova classificação será fundamental para a efetivação de novos projetos.

"O recurso que será destinado ao município vai alavancar o desenvolvimento turístico na região, colaborando com a estruturação do órgão turístico, publicidade dos potenciais, e pequenas infraestruturas. Paraíso das Águas tem como principal fonte turística local a contemplação das belezas naturais como rios, cachoeiras e matas e também a prática de esportes radicais como rapel e rafiting", detalha.

Todos os municípios – de A a E -, estão aptos a pleitear recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico; de orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos; reforma de terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais, de aeroportos, de ferrovias e estações férreas de interesse turístico; sinalização turística, entre outros.


Fonte: Correio do Estado