Skip directly to content

Paraíso das Águas volta a ser distrito 'só se Deus quiser', diz prefeito

on sex, 20/06/2014 - 10:15
sexta-feira, 20 Junho, 2014 - 10:15

O prefeito de Paraíso das Águas Ivan da Cruz Pereira disse que o município voltará a ser disitrito ''só se Deus quiser". A entrevista foi publicada no site Brito News depois de reportagem publicada pelo Correio do Estado, na segunda-feira (16), sobre ação judicial do prefeito de Chapadão do Sul Luiz Felipe Barreto de Magalhões para anular a Lei Estadual nº 2.679 de 29 de setembro de 2003 que criou aquele município.

Luiz Felipe pretende obter de volta a área de Chapadão que foi doada para a formação do município caçula. Territórios de Costa Rica e Água Clara também foram desmembrados para composição de Paraíso.

Segundo o Brito News, a reportagem causou repercussão na cidade, inclusive com manifestação dos vereadores durante a sessão.

'Uma criança'

"Para o prefeito Ivan da Cruz Pereira, conhecido pelo apelido de ´XiXi´, a ação movida pelo ´Dr. Felipe não terá êxito, pois trata-se de uma lei e de uma sentença decretada pelo Supremo Tribunal Federal - STF", diz trecho da reportagem do site.

Ivan teria lamentado a atitude do colega que, segundo ele, ''conhece a realidade do novo município de Paraíso das Águas", cidade vizinha de Chapadão do Sul. O prefeito disse também que ''esta ação isolada não pode afetar a relação entre as duas cidades, já que Paraíso das Águas é uma cidade nova, considerada uma 'criança' e que depende muito de Chapadão do Sul''.

O prefeito Ivan lembrou que, no passado, no período de emancipação de Chapadão do Sul, o então Distrito denominado Paz de Paraíso,  cedeu uma área de aproximadamente de 34 km de extensão até o dia 1º de janeiro de 2013.

A área hoje em discussão e motivo da ação do prefeito Dr. Felipe, segundo Ivan, equivale a menos de 1/5 do que Paraíso das Águas recuperou após a cedência para a emancipação de Chapadão do Sul. 

"Nossa população e empresários podem ficar tranquilos, nossa emancipação foi conquistada com muita luta, garra e determinação e jamais conquistada com irregularidade, seguimos todos os requisitos da lei. Já foi julgado no STF. Para voltarmos na condição de distrito, só se Deus quiser", desabafou.

Brito News  teve acesso ao Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, então República dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de Outubro de 1.948, cuja lei estadual n° 153, de 12 de outubro de 1.948, apresenta os limites de território do então Distrito de Paz de Paraíso, cujo limite de município era no Rio Indaiá, conforme diz o documento. (Veja abaixo)

Repúdio

Todos os vereadores que fizeram uso da tribuna, inclusive o presidente da Casa,  Anízio Sobrinho de Andrade (DEM),  repudiaram a atitude do prefeito de Chapadão do Sul, mas afirmaram que a ação não influenciará jamais no bom relacionamento entre as cidades de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul.

Correio do Estado e Britonews