Skip directly to content

Queda de meteorito deixa centenas de feridos na Rússia

on sex, 15/02/2013 - 08:20
sexta-feira, 15 Fevereiro, 2013 - 08:15

A queda de um meteorito na região de Tcheliabinsk, nos Montes Urais, na Rússia , nesta sexta-feira (15) deixou centenas de feridos. De acordo com o Ministério de Interior russo, cerca de 500 pessoas foram atingidas por estilhaços de vidro. 

Pelo menos cinco pessoas foram hospitalizadas "com cortes profundos de vidro", disse o chefe do Centro Nacional de Situações de Crise do Ministério de Emergências russo, Vladimir Stepánov.

O meteorito caiu cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, no distrito de mesmo nome, por volta das 09h20 locais (01h20 de Brasília). "Era um meteorito bastante grande, pode ser que de várias dezenas de metros de comprimento. Os corpos de menos de 50 metros se desintegram quase sempre na atmosfera, e se não se queimam totalmente, chegam à Terra pequenos fragmentos", disse Nikolai Zheleznov, especialista do Instituto de Astronomia Aplicada.

Os fragmentos do meteorito causaram danos em pelo menos seis cidades da região. A polícia realiza uma inspeção para determinar novos lugares afetados pela queda", segundo o porta-voz do MInistério do Interior. Patrulhas policiais vigiam os edifícios que tiveram danos e perderam portas e janelas de vidro.