Skip directly to content

Unidades de Saúde de Camapuã oferecem vacina dTpa para as gestantes

on sex, 20/02/2015 - 07:12
sexta-feira, 20 Fevereiro, 2015 - 07:15

 

 A Secretaria de Saúde de Camapuã oferece para as gestantes do município a vacina dTpa (coqueluche), a vacina tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos visto que a doença é cada vez mais relatadaem crianças mais velhas, adolescentes e adultos, sendo a fonte de transmissão mais frequente para as crianças, especialmente as menores de um ano, pois podem apresentar quadros atípicos da doença, dificultando o diagnóstico e possibilitando a transmissão para lactentes, com maior risco de desenvolverem complicações e podendo levar a óbito.Esta vacinaoferece proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida (passagem de anticorpos maternos por via transplacentária para o feto) quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.

A vacina tipo adulto-dTpa será disponibilizada para gestantes a partir da 27ª semana de gestação e poderá ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. É importante que a gestante seja vacinada com a dTpa o mais precoce possível a partir do período anteriormente descrito, também será disponibilizada para osprofissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal (UTI/UCI neonatal).

Em 2011, o número de casosaumentou para 2.248 e, em 2012 e 2013, observou-se um aumento ainda maior do número de casos da doença emtodo o país, representando 5.443 e6.368 casosrespectivamente. O aumento do número de casos de coqueluche no Brasil, assim como em outros países, está relacionado ao maior acometimento em crianças menoresde um ano de idade (cerca de 70%), sendo que a maiorias destes casos ocorreram nas crianças menores de três meses, por ainda não terem recebido o esquema completo da vacinação (pelo menos três doses da pentavalente) ou ainda por sequer terem iniciado este esquema, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. 

As gestantes que residem em áreas de difícil acesso poderão ser vacinadas a partir da 20ª semana de gestação.

O esquema recomendado da vacina tipo adulto-dTpa é uma dose a cada gestação.

Gestantes que receberam uma dose com os componentes difteria, tétano e coqueluche ha menos de dez anos, aplicar uma dose de dTpa em cada gestação.

As gestantes que se encontram na semana de gestação indicada pode procurar uma unidade de saúde para a atualização da carteira de vacinação.


Ministério da Saúde