Skip directly to content

Índios paraguaios prometem “banho de sangue” para expulsar colonos

on seg, 30/05/2022 - 19:05
segunda-feira, 30 Maio, 2022 - 19:00

Índios paraguaios da tribo aché prometem “banho de sangue” para expulsar 150 famílias de colonos que ocupam suas terras na Comunidade Chupapou, em Villa Ygatimí, a 35 km de Paranhos (MS). Os sem-terra ocupam a área indígena desde 2018.

Índios da tribo aché armados com flechas para expulsar colonos de terras na fronteira. (Foto: Divulgação)

No final de semana, os índios divulgaram imagens de grupo armado com flechas, que prometem “banho de sangue” e se dizem “dispostos a tudo” para expulsar as famílias.

O comissário da Polícia Nacional Ricardo Leguizamón disse à rádio 1080 AM que mandou contingente para Villa Ygatimí, para impedir confronto entre os índios e os colonos. Marciano Chevugui, coordenador da Federação Nativa Aché, disse que a comunidade indígena se cansou de esperar providências por parte das autoridades.

Na manhã de hoje, representantes do Instituto Paraguaio do Índio e do Ministério do Interior chegaram ao local para negociar com o Conselho de Anciãos, que representa os 800 habitantes da área. São dois mil hectares ocupados pelos colonos.

A intenção do governo paraguaio é encontrar saída pacífica para o impasse. Entretanto, os índios afirmam que a paciência acabou depois de quatro anos de promessas de solução não cumpridas por parte das autoridades.

“A Justiça é débil e vendida. É sina do povo aché morrer defendendo sua terra. Com dignidade, vamos defender nossa posição, essa é a decisão tomada pelos anciãos”, afirmou Marciano Chevugui. Ao contrário dos índios, os colonos possuem armas de fogo, segundo a imprensa paraguaia.


Fonte: Campo Grande News