Skip directly to content

Apple ultrapassa Coca-Cola e se torna marca mais valiosa do mundo

on ter, 01/10/2013 - 08:25
terça-feira, 1 Outubro, 2013 - 10:00

A Apple é a nova marca mais valiosa do mundo, de acordo com o relatório 'Best Global Brands' (melhores marcas mundiais), compilado pela consultoria global Interbrand.

A Coca-Cola, líder até o ano passado, caiu para o terceiro posto no ranking deste ano. O Google ficou em segundo lugar.

Não só a Apple substituiu a Coca-Cola como primeira entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, sob critérios que incluem desempenho financeiro, como esta é a primeira vez desde o surgimento do ranking, em 2000, que a fabricante mundial de refrigerantes não ocupa o primeiro posto.

A chegada da Apple à liderança talvez fosse "questão de tempo", disse Jez Frampton, presidente-executivo mundial da Interbrand, em entrevista recente. A Apple ocupava o segundo posto no ano passado, subindo do oitavo lugar detido em 2011.

"Viva o rei" não é o que se costuma dizer? Bem, este ano o rei é a Apple", diz Frampton.

LÍDER

O relatório de 2013 começa afirmando que "de vez em quando, uma companhia muda nossas vidas. Não apenas com seus produtos, mas com seu espírito. É por isso que, depois dos 13 anos da Coca-Cola no topo do ranking 'Best Global Brands', a Interbrand tem um novo líder --a Apple".

O relatório estima o valor da marca Apple em US$ 98,3 bilhões, um avanço de 28% ante o cálculo para 2012. O valor da marca Coca-Cola também subiu, em 2%, para US$ 79,2 bilhões, mas isso não bastou para mantê-la pelo 14º ano como marca mais valiosa no relatório da Interbrand.

Ainda que a Coca-Cola seja "uma anunciante eficiente e notável de marca, sem qualquer dúvida", diz Frampton, a Apple e outras marcas de tecnologia "se tornaram os maiores ícones da comunidade de marketing".

O fato é confirmado pela segunda marca no novo ranking, o Google, que subiu do quarto posto que detinha em 2012.

TECNOLOGIA

De fato, das 10 marcas que lideram o 'Best Global Brands' de 2013, cinco estão na tecnologia: Apple; Google; Microsoft (quinto lugar, sem mudança ante o ano passado); Samsung, oitavo lugar, ante nono em 2012; e Intel, em nono lugar ante o oitavo posto no ano passado.

O avanço da Samsung surgiu depois que a companhia adotou uma nova estratégia de marca conhecida como Brand Ideal, que inclui "mais foco no propósito social", afirmou Sue Shim, vice-presidente de marketing da Samsung, em e-mail. Isso reflete pesquisas que indicam que os consumidores norte-americanos optam por trocar de marcas, "para uma marca associada a melhorar a vida das pessoas", ela diz.

A IBM --que ocupa o quarto posto em 2013, um abaixo de sua posição no ano passado-- é considerada como uma marca de serviços a empresas; não fosse por isso, a tecnologia responderia por seis das 10 marcas mais valiosas.

"Marcas como Apple, Google e Samsung estão mudando nosso comportamento, a maneira pela qual compramos, como nos comunicamos uns com os outros, e mesmo como falamos uns com os outros", diz Frampton. "Elas literalmente mudaram a maneira pela qual vivemos nossas vidas".

FACEBOOK

Entre as demais marcas transformadoras de tecnologia que se saíram bem no mais recente ranking está o Facebook, que subiu do 69º posto em 2012, seu primeiro ano na lista, para o 52º este ano.

Mas nem todas as marcas de tecnologia se saíram bem: a BlackBerry, que no ano passado caiu para o 93º posto, de 56º em 2011, foi excluída da lista este ano. E a Nokia, que caiu do 14º posto em 2011 para o 19º no ano passado, este ano ficou em 57º, "a maior queda" entre as 100 grandes marcas, segundo Frampton.

Entre as marcas não provenientes da tecnologia, uma adição notável à lista este ano foi a Chevrolet, em 89º lugar, a primeira marca da General Motors a ser incluída no Best Global Brands.

"É ótimo estar na lista pela primeira vez", disse Alan Batey, presidente mundial da Chevrolet, em entrevista por telefone. "É um excelente primeiro passo, mas temos muito a avançar. Há muitas marcas grandes à nossa frente".

No ano passado, quando a Coca-Cola ficou com a primeira posição do 'Best Global Brands' pela 13ª vez, um executivo da empresa reconheceu o sucesso mas disse que "nada dura para sempre".

Passado um ano, aquele executivo, Joseph Tripodi, vice-presidente de marketing e liderança comercial, reagiu assim: "É claro que gostaríamos de ficar no topo da lista pra sempre. Isso posto, estamos honrados por continuarmos a fazer parte de um grupo de marcas mundiais tão queridas, e congratulamos Apple e Google, ambos nossos parceiros muito apreciados".

Se isso serve de consolo, a Coca-Cola continua muito adiante da Apple e Google em "likes" na sua página de Facebook; são 73,2 milhões para a companhia, ante 9,8 milhões para a Apple e 15,1 milhões para o Google.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

CONFIRA O RANKING

O ranking pode ser acessado aqui

Posição no ranking em 2013 Posição no ranking em 2012 Marca Valor da marca (em bilhões de US$)
1 2 Apple 98,316
2 4 Google 93,291
3 1 Coca-Cola 79,213
4 3 IBM 78,808
5 5 Microsoft 59,546
6 6 GE 46,947
7 7 McDonald's 41,992
8 9 Samsung 39,61
9 8 Intel 37,257
10 10 Toyota 35,346
11 11 Mercedes-Benz 31,904
12 12 BMW 31,839
13 14 Cisco 29,053
14 13 Disney 28,147
15 15 HP 25,843
16 16 Gillette 25,105
17 17 Louis Vuitton 24,893
18 18 Oracle 24,088
19 20 Amazon 23,62
20 21 Honda 18,49
21 23 H&M 18,168
22 22 Pepsi 17,892
23 24 American Express 17,646
24 26 Nike 17,085
25 25 SAP 16,676
26 28 IKEA 13,818
27 27 UPS 13,763
28 36 eBay 13,162
29 34 Pampers 13,035
30 29 Kellogg's 12,987
31 31 Budweiser 12,614
32 33 HSBC 12,183
33 32 J.P. Morgan 11,456
34 39 Volkswagen 11,12
35 30 Canon 10,989
36 37 Zara 10,821
37 35 Nescafé 10,651
38 38 Gucci 10,151
39 42 L'Oréal 9,874
40 41 Philips 9,813
41 43 Accenture 9,471
42 45 Ford 9,181
43 53 Hyundai 9,004
44 48 Goldman Sachs 8,536
45 51 Siemens 8,503
46 40 Sony 8,408
47 44 Thomson Reuters 8,103
48 50 Citi 7,973
49 52 Danone 7,968
50 47 Colgate 7,833
51 55 Audi 7,767
52 69 Facebook 7,732
53 46 Heinz 7,648
54 63 Hermès 7,616
55 60 adidas 7,535
56 57 Nestlé 7,527
57 19 Nokia 7,444
58 61 Caterpillar 7,125
59 58 AXA 7,096
60 68 Cartier 6,897
61 49 Dell 6,845
62 59 Xerox 6,779
63 62 Allianz 6,71
64 72 Porsche 6,471
65 73 Nissan 6,203
66 64 KFC 6,192
67 56 Nintendo 6,086
68 65 Panasonic 5,821
69 66 Sprite 5,811
70 - Discovery 5,756
71 54 Morgan Stanley 5,724
72 84 Prada 5,57
73 75 Shell 5,535
74 74 Visa 5,465
75 70 Tiffany & Co. 5,44
76 77 3M 5,413
77 82 Burberry 5,189
78 67 MTV 4,98
79 78 Adobe 4,899
80 85 John Deere 4,865
81 79 Johnson & Johnson 4,777
82 83 Johnnie Walker 4,745
83 87 Kia 4,708
84 76 Santander 4,66
85 - Duracell 4,645
86 81 Jack Daniel's 4,642
87 71 Avon 4,61
88 91 Ralph Lauren 4,584
89 - Chevrolet 4,578
90 80 Kleenex 4,428
91 88 Starbucks 4,399
92 92 Heineken 4,331
93 89 Corona 4,276
94 86 Pizza Hut 4,269
95 90 Smirnoff 4,262
96 96 Harley-Davidson 4,23
97 94 MasterCard 4,206
98 99 Ferrari 4,013
99 98 Moët & Chandon 3,943
100 100 Gap 3,92

FONTE: 'Best Global Brands'/Folha de SP