Skip directly to content

Camapuã: com pneus velhos, morador constrói acesso a bairro e beneficia centenas de moradores

on qui, 14/01/2016 - 09:33
quinta-feira, 14 Janeiro, 2016 - 09:00

O que você tem feito por sua cidade? Nesta quarta-feira (13) conferimos um belo exemplo do Giovani Sanchez, de 38 anos, morador do bairro Cristo Redentor, em Camapuã-MS.

Em plena epidemia de dengue e mais outras duas doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, Sanchez reutilizou 140 pneus que poderiam estar descartados na natureza ou acumulando água em depósitos, os pneus estão sendo utilizados para a construção de uma nova escada de acesso ao bairro que ele mora, são mais de trinta degraus que beneficiarão pelo menos 700 pessoas que residem próximo ao local.

A escada mais larga projetada e executada por Giovani substituirá a antiga, também de pneus, que ele próprio construiu há quatro anos. “A escada anterior era estreita, de apenas um pneu por degrau e como se formou uma valeta ao lado, devido ao trânsito de bicicletas, resolvemos fazer outra mais larga” relata o morador ‘engenheiro’.

Giovani ainda conta outro importante fator para a substituição da escada “A anterior era feita com pneus de caminhonete, que resultam em degraus mais altos, dificultando principalmente para as pessoas idosas, desta vez estamos fazendo com pneus de carro de passeio, que facilitará subir e descer os degraus” justifica Sanchez.

Outro fato que ressalta a importância da obra de Sanchez, é que a escada construída por ele é o único acesso do Bairro Cristo Redentor à BR-060, o bairro margeado pela rodovia não possuí nem um acesso direto a BR-060, para se deslocarem á região central por exemplo, os moradores do Cristo Redentor precisam passar pelo Jardim América ou retornarem até o Coophavalle (BNH) para acessarem a rodovia. “são pelo menos 700 metros da entrada do Mercado Zâmio até a do Poliesportivo e como é uma passagem voltada para os pedestres o maior benefício é durante a noite, pois pelo Jardim América não possuí iluminação pública, o que trás grande risco para os moradores e aqui pela escada eles já entram no calçadão municipal, que é iluminado” explica o morador.

Giovani lembra que a obra ainda não está pronta, pois além que construir um corrimão para a segurança dos pedestres, ele pretende fazer um paisagismo com grama e plantas ao lado da escada. A escada do cristo redentor fica na altura do km 200 da BR-060 e dá acesso a Rua Geraldino E. de Souza.

Giovani aproveitou para agradecer aos comerciantes que doaram a sua matéria prima e aos vizinhos que ajudaram no transporte. (Auto Center Montanha, Trator Car e Gêcar).