Skip directly to content

Carne de cavalo é encontrada em escolas e hospitais do Reino Unido

on sex, 15/02/2013 - 18:05
sábado, 16 Fevereiro, 2013 - 07:00

Testes encontraram carne de cavalo em refeições escolares, comida de hospital e pratos de restaurantes no Reino Unido, acentuando o escândalo sobre produtos adulterados para além de produtos de supermercados.

Os resultados chegaram nesta sexta-feira, depois que autoridades de segurança sanitária obrigaram supermercados e fornecedores a testar refeições identificadas como contendo carne bovina para buscar traços de carne de cavalo.

Autoridades informaram que a carne estava presente em tortas entregues a 47 escolas no condado de Lancashire, no norte da Inglaterra.

Vários hospitais da Irlanda do Norte também receberam hambúrgueres bovinos que continham carne de cavalo, informou hoje o diretor da Organização de Serviços Comerciais (BSO, na sigla em inglês) do país, David Bingham.

O responsável pela instituição, que distribui a carne aos hospitais da Irlanda do Norte, confirmou hoje que os hambúrgueres provinham de uma empresa radicada na vizinha do sul.

"Atuamos imediatamente, assim que soubemos que poderia haver um problema de confiança retiramos o produto", assegurou Bingham.

Ao receber a notícia, a ministra da Agricultura do país, Michelle O'Neill, convocou uma reunião de emergência à qual deve comparecer o titular da pasta de Justiça e Interior, David Ford.

Fontes oficiais dão conta de que o encontro servirá para que a Agência de Padrões Alimentícios do Reino Unido (FSA, na sigla em inglês) informe sobre o estado das últimas investigações das autoridades sobre a questão.

Além disso, a Whitbread PLC, uma das maiores empresas de hotelaria e restaurantes do Reino Unido, informou que carne de cavalo foi encontrada em lasanhas e hambúrgueres servidos nos hotéis Premier Inn hotels e na rede de restaurantes Brewers Fayre.

PRISÕES

A polícia britânica deteve três pessoas nesta quinta-feira (14) na Inglaterra e no País de Gales por envolvimento com o escândalo da carne de cavalo encontrada em produtos etiquetados como bovinos.

Os três homens, com idades entre 42 e 63 anos, foram detidos em duas plantas de processamento industrial de carne nas localidades de Aberystwth, em Gales, e Todmoreden, no condado de West Yorkshire, ao norte da Inglaterra.

Os detidos, sob suspeita de ter cometido uma fraude, permanecem à espera de serem interrogados tanto pela polícia como pela FSA, que inspecionou ambas fábricas na terça-feira passada.

"Podemos confirmar que três pessoas suspeitas de ter violado a lei contra a fraude foram detidas", afirmou um porta-voz da polícia do condado galês de Powys, destacando que as detenções ocorreram no marco de uma "operação simultânea" com a polícia de West Yorkshire.

A FSA havia suspendido a atividade em ambas plantas depois da inspeção de terça-feira perante a suspeita que se estava utilizando carne equina para elaborar hambúrgueres etiquetados como bovinos.

O caso eclodiu após a descoberta, na semana passada, de lasanhas da marca Findus vendidas no Reino Unido contendo carne de cavalo em um produto que indicava carne bovina. O temor de que essa prática seja comum se espalhou pela Europa.

(Folha de SP)