Skip directly to content

Figueirão: PM apreende 2 toneladas de queijo impróprio para consumo

on sex, 19/05/2023 - 14:39
sexta-feira, 19 Maio, 2023 - 14:30

A Polícia Militar da 4ª Cia – em Figueirão – foi acionada para averiguar denúncia de armazenamento irregular de duas toneladas de queijos impróprios ao consumo humano.

A PM atuou no apoio à Vigilância Sanitária. O produto estava estocado em cisternas com tampas improvisadas e em processo de deterioração. Foram recolhidos pelos agentes que acompanharam o trabalho de descarte num buraco e enterrados com uma retroescavadeira.

Imagem: divulgação / PM

O proprietário  não foi localizado. Não há informações adicionais sobre aquele tipo de armazenamento sem os devidos cuidados sanitários, de refrigeração e qual seria o destino das duas toneladas de queijo. Caso fossem destinadas à revenda para consumo humano caracteriza crime.

Armazenar alimentos deteriorados pode ser considerado crime em muitos países. A legislação alimentar estabelece normas e regulamentos para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos disponibilizados para consumo. Guardar este tipo de produto vencido pode representar um risco à saúde pública e é considerado uma infração grave.

Imagem: reprodução

A definição e as penalidades específicas podem variar de acordo com as leis de cada país ou região. Em geral, é responsabilidade dos fabricantes, distribuidores, varejistas e até mesmo dos consumidores garantir que os alimentos sejam armazenados adequadamente e estejam em condições seguras para o consumo.

As autoridades de saúde e os órgãos reguladores podem realizar inspeções periódicas em estabelecimentos comerciais para verificar o armazenamento e a qualidade dos alimentos. Caso sejam encontradas práticas inadequadas, como armazenamento de alimentos deteriorados, os responsáveis podem enfrentar consequências legais, como multas, fechamento do estabelecimento ou até mesmo processos criminais.


Fonte: Chapadense News