Skip directly to content

Golpe do falso advogado: OAB Camapuã orienta população e pede atenção

on sex, 30/01/2026 - 14:38
sexta-feira, 30 Janeiro, 2026 - 13:30

OAB – 14ª Subseção de Camapuã emitiu um alerta à população diante do aumento de tentativas de golpe praticadas por criminosos que se passam por advogados do município. Estelionatários estão utilizando nomes, fotos e números de telefone clonados de profissionais da advocacia para enganar cidadãos, principalmente por meio de aplicativos de mensagens. 

Segundo a entidade, os golpistas entram em contato com as vítimas alegando envolvimento em processos judiciais, audiências inexistentes ou liberações de valores, criando situações falsas para induzir pagamentos imediatos. Em alguns casos, os criminosos chegam a se identificar como magistrados ou servidores do Judiciário, com o objetivo de dar aparência de legalidade à fraude. 

Diversos advogados locais já relataram o uso indevido de seus dados, entre eles Dr. César Ávila, Dra. Maura Glória Lanzone, Dra. Camila Baron Schumacher, Dra. Paula Danielly, Dra. Franciele Barraca de Rezende, Dra. Patrícia Teodoro Pinto de Castro e Dra. Julia. 

A presidente da 14ª Subseção da OAB CamapuãDra. Patrícia Teodoro Pinto de Castro, destaca que o alerta tem caráter preventivo. “A orientação é para que a população desconfie de qualquer pedido de pagamento feito por mensagens ou ligações. Advogados não solicitam transferências via PIX ou depósitos para liberação de processos”, reforçou. 

A OAB orienta que qualquer contato suspeito seja confirmado diretamente com o advogado de confiança, utilizando números já conhecidos ou atendimento presencial, e nunca por meio de contatos recebidos inesperadamente. 

Casos suspeitos ou tentativas de golpe devem ser denunciados à Polícia Civil, com registro de boletim de ocorrência, além da comunicação à OAB Camapuã, para que a entidade possa acompanhar e ampliar os alertas à sociedade. 

O comunicado reforça: atenção, cautela e confirmação das informações são as principais formas de evitar prejuízos.