Skip directly to content

Homem erra PIX e envia mais de R$ 18 mil pra desconhecida em Camapuã

on seg, 31/01/2022 - 20:12
segunda-feira, 31 Janeiro, 2022 - 20:00

Um homem, de 35 anos, morador de Camapuã, cidade a 140Km de Campo Grande, enviou via PIX, o valor de R$ 18.160,00 para uma desconhecida na tarde de sexta-feira (28).

De acordo com o BO (boletim de ocorrência), o homem queria enviar o valor para si mesmo, em outra conta sua, no entanto, ele errou um número e o dinheiro foi para na conta de uma pessoa desconhecida.

Imagem: reprodução / Serasa

Ao perceber o erro, ele entrou em contato com o gerente do banco e depois com seu advogado, que o instruiu a registrar o boletim de ocorrência.

O caso foi registrado como preservação de direito na Delegacia de Polícia Civil de Camapuã.

Conforme apurou a redação do InfocoMS, na tarde desta segunda-feira (31), com a ajuda policial, o homem conseguiu contato com a mulher, que é moradora da cidade de Bela Vista, ela se prontificou a devolver o dinheiro.

FEZ UM PIX ERRADO ?

Agora que você já entende tudo sobre o sistema, vamos solucionar a dúvida “fiz um Pix errado, e agora?”.

Como já mencionamos, uma transferência incorreta não pode ser revertida pelo pagante. Por isso, se você fez um Pix errado e sabe quem recebeu o valor, a primeira medida é entrar em contato diretamente com essa pessoa e pedir que ela use a funcionalidade “devolver valor” para resolver o problema. Em algumas instituições, esta função se encontra no próprio extrato do recebimento.

Se você não conhece a pessoa que recebeu o Pix errado, ainda é possível tentar identificá-la por meio da própria chave, se for CPF, e-mail ou celular. Você pode usar essa informação para entrar em contato e solicitar a devolução.

No entanto, se for uma chave aleatória, a identificação é inviável. Aliás, a opção desse tipo de chave existe justamente para garantir ainda mais privacidade ao usuário. Nesse caso, sua última alternativa é entrar em contato com a instituição na qual a chave do beneficiário está cadastrada, informando seu problema de “fiz um Pix errado, e agora?”, pedindo que o banco faça o contato com o destinatário.

Lembre-se de que a instituição não pode conceder a você as informações de seus clientes. Mesmo explicando que você fez o Pix errado, seria uma violação do direito de privacidade desse indivíduo. Por isso, existe a chance de não ser possível recuperar o valor da transação.

Sabendo disso, você precisa tomar ainda mais cuidado na hora de fazer um Pix. Sempre confirme a chave com o beneficiário, verificando juntos se você inseriu as informações corretamente antes de concluir a transação.

*Matéria atualizada às 19:50h para acréscimo de informações.