Skip directly to content

Mesmo com cancelamento de corridas, camapuense mantém rotina de treinos

on seg, 27/07/2020 - 13:47
segunda-feira, 27 Julho, 2020 - 13:45

A pandemia do Novo Coronavírus mudou os planos da maioria das pessoas em 2020. No mundo esportivo, competições programadas para serem realizadas neste ano foram suspensas e muitas não possuem previsão para acontecerem. Aos atletas, resta treinar para manter o preparo físico em dia e aguardar o fim da pandemia de covid-19. O camapuense Altemar Aparecido da Silva Matos programava participar da Maratona Internacional de Buenos Aires, na Argentina, prevista para acontecer no dia 20 de setembro, mas a corrida foi cancelada e até o momento não tem previsão para ocorrer. Em busca de não perder o foco, o atleta continua treinando em seu município até que as provas retornem.

O corredor participou da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro. Popularmente conhecido em Camapuã-MS, município distante a 119 quilômetros de Campo Grande, como "Altemar Cabeleireiro", pois há décadas possui um salão de beleza na principal avenida da cidade, o atleta conseguiu ficar no top 100 de sua categoria, de 45 a 55 anos, e prestou uma homenagem à sua cidade e ao estado de Mato Grosso do Sul, levando uma faixa. "Foi minha primeira São Silvestre e é uma sensação única poder participar dela. Foi muito emocionante, quando terminei a prova, chorei de emoção". Revelou Matos.

A prova realizada no último dia de 2019 foi uma das mais marcantes na carreira do camapuense e ele guarda todas as recordações em sua mente. O principal objetivo do corredor era mostrar ao mundo o nome de Camapuã e de seu Estado, e para isso, Matos deixou de ficar entre os primeiros na largada para que sua faixa fosse transmitida na televisão. "Cheguei na Paulista às 5h00 e tinha muita gente na minha frente, mas eu poderia ser o primeiro depois dos elites, porém a câmera da Rede Globo estava há 150 metros para atrás da largada, então tive que escolher se ficava na frente ou dava prioridade para aparecer a faixa do Estado e minha cidade. Se aparecesse a faixa, ela seria transmitida em vários países, então resolvi ficar atrás para que a ela aparecesse, tenho certeza que fiz a escolha certa e estou muito feliz".

Altemar a esquerda com a faixa da cidade de Camapuã-MS na corrida de São Silvestre 2019

Matos começou a competir há poucos anos em pequenas distâncias e, agora, participa de diversas provas na sua categoria, acima de 50 anos. Além do atletismo, o cabeleireiro pratica futebol, futsal, futebol de sete e frequenta a academia semanalmente para manter a forma física. O atleta participa de provas que acontecem em Mato Grosso do Sul e busca competir nos eventos para manter o bom desempenho. Na Maratona de Campo Grande de 2019, realizada no Autódromo Internacional da capital do estado e que teve percurso tradicional de uma maratona com 42 quilômetros e 195 metros, o corredor ficou em terceiro lugar, garantindo mais uma medalha para a coleção, que ele guarda com carinho em sua casa.

Atleta guarda com carinho as lembranças da São Silvestre (Foto: Arquivo Pessoal)

Para manter o condicionamento físico preparado para as competições, Matos busca treinar duas vezes por semana, e aos domingos, corre cerca de 30 à 42 quilômetros para não perder a resistência. "No último domingo (19) corri de Camapuã até o posto São Pedro, na BR 163, somado ida e volta, o percurso dá cerca de 84 quilômetros."

Como seu município possui uma quantidade baixa de moradores, cerca de 13.616 habitantes de acordo com o último dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o atleta tenta incentivar a população para que também pratiquem a corrida de rua. "Sou apaixonado pela corrida, costumo convidar as pessoas à participarem desta modalidade por ela ser boa para a saúde, fazer bem, relaxar e ser algo que te vicia. As pessoas me parabenizam, pela garra e determinação." Revela Matos.

Para sua sequência de treinos, o cabeleireiro já sabe qual será sua programação. Na próxima semana, ele dará tiros de 200, 300 metros na intenção de diminuir o percurso, mas aumentar a intensidade. A ideia com o novo treino é fortalecer os músculos.


Fonte: Esporte Ágil