Skip directly to content

Municípios se unem para realizar centro de exames para Região Norte

on ter, 17/12/2013 - 07:05
terça-feira, 17 Dezembro, 2013 - 07:30

Prefeitos e ou secretários de saúde de oito município participaram de uma reunião e visita a Clínica Radiológica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na tarde desta sexta-feira (16) em São Gabriel do Oeste que terá o objetivo de atender os municípios da região norte com exames como tomografia, mamografia e raio-x digitais entre outros exames em um curto período de tempo.

Segundo o secretário de saúde de São Gabriel do Oeste, Frederico Marcondes Neto, hoje tem paciente que chega a aguardar quase dois anos para fazer um exame na capital, com a clínica atendendo os municípios da região o objetivo é diminuir para até menos de dois meses.

Como a clínica deve atender um público restrito, será possível fechar agenda por município, algo que segundo Fred, hoje não é possível com a capital, que muitas vezes só vai um paciente para ser atendido, já aqui será possível fechar uma van de pacientes de um único município, assim reduzirá o custo para o município.

Ainda segundo Fred, a macrorregião de Campo Grande, que atende municípios da região norte, atende apenas 20% da demanda do interior, ela concentra atendimento a 80% da capital. “Só pra exemplificar, tomografia foram realizados 17 mil exames no ano passado e só 2 mil foram no interior os outros 15 mil foram pra própria Capital” Explicou o secretário.

Nessa lógica, o atendimento aos pacientes do interior vai ficando na fila, chegando a ficar até dois anos pra fazer exames mais complexos, e com a criação do de exames em São Gabriel, essa fila deve ser reduzida a meses.

A expectativa é que alguns municípios já licitem para iniciar o atendimento até fim de janeiro. Já manifestaram interesse de participar, Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora. Os exames realizados todos digitais são: tomografia, raio-x, mamografia, colonoscopia e densitometria óssea.

Idest/Foto: TB

ides(fo