Skip directly to content

Número de empresas abertas em outubro cresce 16,4% no Estado

on qui, 16/11/2023 - 12:50
quinta-feira, 16 Novembro, 2023 - 12:45

O número de empresas abertas em outubro cresceu 16,4% no Estado comparado ao mesmo período do ano anterior. O dado é da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) e mostra que o setor de serviços e comércio são os que mais prosperam. Ao todo, são 841 novos postos de trabalho contra 722 registrados em outubro de 2022.

Imagem: Gerson Oliveira

Das 8.679 empresas abertas ao longo do ano, 6.223 são de serviços, 2.128 do comércio e 328 são da indústria. O levantamento aponta que o setor de serviços continua liderando as aberturas com 619 firmas, seguido pelo comércio com 193 e indústria com 29.

Entre os municípios que mais abrem novos estabelecimentos estão Campo Grande, com 375, seguida de Dourados com 98 e Três Lagoas com 27.

Para aumentar a participação na economia e dar mais competitividade às empresas, Mato Grosso do Sul conta agora com o Balcão Único/MS Agiliza Empresas. O recurso foi lançado nesta segunda-feira (13) pelo governador Eduardo Riedel.

O objetivo é permitir que pequenos e médios empresários façam o processo de abertura do próprio negócio de maneira simples e automática, por meio de um formulário digital que coleta os dados para o registro e o funcionamento das empresas. No dia de lançamento, 52 novas solicitações foram feitas. A ferramenta é gratuita.

O secretário da Semadesc (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, disse que a ação está vinculada às empresas que desenvolvem atividades consideradas de Baixo Risco, ou seja, aquelas que por lei estão dispensadas de licenciamentos e alvarás de localização e funcionamento.

“O processo também prevê a gratuidade da formalização, desonerando, assim, o empreendedor no início das suas atividades. Quando estabelecemos a Lei de Liberdade Econômica visando melhorar o ambiente de negócios, uma das questões era como dar agilidade no processo e promover o engajamento dos municípios. O MS Agiliza Empresas vem ajudar neste sentido. São atos que agilizam a empresa."

Ele acrescentou que as pequenas empresas estão em todas as regiões do Estado e têm contribuído para o avanço da economia. O que significa que Mato Grosso do Sul está crescendo e tem mercado suficiente para expansão.


Fonte: Campo Grande News