Skip directly to content

Oficina 'ImunizaSUS' reúne cerca de 200 pessoas e discute cobertura vacinal

on dom, 25/09/2022 - 20:54
domingo, 25 Setembro, 2022 - 20:45

A oficina ImunzaSUS, que aconteceu em Bonito nos dias 22 e 23 de setembro, reuniu cerca de 200 pessoas, para o fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais e enfrentamento às baixas coberturas vacinais.

Imagem: divulgação / Cosems

A Presidente do COSEMS/MS e Secretária de Santa Rita do Pardo, Maria Angélica Benetasso relata “antes da pandemia já havia quedas das coberturas vacinais, baseado em três vertentes, pesquisa, capacitação e comunicação, o Programa ImunizaSUS foi criado para auxiliar esta problemática. Este é um importante evento para que juntos possamos aperfeiçoar o nosso trabalho, discutir as dificuldades e procurar soluções”.

No primeiro dia de evento, foi discutido as Lições Aprendidas no enfrentamento da Covid-19 e desafios futuros. O Conselheiro Nacional da Organização Pan-Americana da Saúde, Rodrigo Said realizou uma apresentação sobre o tema, com a moderação de Alessandro Chagas, assessor técnico CONASEMS.

Imagem: divulgação / Cosems

“O Brasil sempre teve um Know-how na vigilância, mas com pandemia, que foi um aprendizado, percebemos que há poder para crescimento e aperfeiçoamento, temos que interiorizar a levar essa discussão de forma mais crítica, do que podemos e devemos melhorar independente de uma nova pandemia”, contou Alessando. 

No segundo dia, foi apresentado a Pesquisa Nacional sobre a Cobertura Vacinal, seus Múltiplos Determinantes e as Ações de Imunização nos Territórios Municipais Sul-Matogrossense, pelo professor da NESCOM/UFMG ,Jackson Freire, com moderação da Kandice Falcão, membro da equipe da Secretaria Executiva do CONASEMS.

Imagem: divulgação / Cosems

Durante a abertura da mesa, a  secretária-adjunta da SES, Christine Maymone  ressaltou o trabalho que o Estado de Mato Grosso do Sul realizou “Nós vamos deixar um legado, fomos o Estado que mais vacinou contra o Covid-19, fizemos história. Somos o Estado que possui mais notificações de tuberculose e câncer bucal, isso é sinal que nossa vigilância funciona, que nós notificamos os casos”.

Imagem: divulgação / Cosems

O Ministério da Saúde esteve presente com a consultora técnica da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização, Michele Flaviani, e do técnico do Núcleo de Análise de Dados do Ministério da Saúde, Tiago Mendonça de Oliveira.

O evento foi uma realização do COSEMS/MS, com apoio do CONASEMS, OPAS, Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, com a contribuição da Prefeitura de Bonito por intermédio da sua Secretaria de Saúde.


Fonte: Cosems/MS