Skip directly to content

Pesquisa TV Record mostra André e Riedel empatados em primeiro

on sex, 30/09/2022 - 22:11
sexta-feira, 30 Setembro, 2022 - 22:00

A última pesquisa Real Time Big Data de intenções de voto para as eleições de 2022 em Mato Grosso do Sul foi divulgada nesta sexta-feira, 30 de Setembro, pelos veículos da Rede MS Integração de Rádio e Televisão. 

André Puccinelli e Eduardo Riedel estão empatados na última pesquisa Real Time (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

Neste levantamento, os candidatos a governador André Puccinelli (MDB) e Eduardo Riedel (PSDB) estão empatados com 20% das intenções de voto cada um na modalidade estimulada – quando são apresentados nomes dos candidatos aos eleitores.

O empate entre André e Riedel não é único da pesquisa. Também aparecem com o mesmo índice Rode Modesto (União Brasil) e Capitão Contar (PRTB) com 15% cada.

Marquinhos Trad (PSD) aparece em seguida com 14%; seguido por Giselle Marques (PT) com 5%. Magno Souza (PCO) e Adonis Marcos (Psol) não pontuaram.

Votos nulos e brancos representaram 3%, enquanto o índice de entrevistados que não souberam ou não responderam atingiu 8%.

Votos válidos – Levando em conta apenas os votos válidos, ou seja, não contabilizando os brancos e nulos o resultado é o seguinte: André e Riedel seguem empatados com 22%. Rose e Contar têm 17% cada. Marquinhos Trad 16%. Giselle Marques 6%. Magno e Adonis não pontuaram

Espontânea – Já na modalidade espontânea quando não são apresentados nomes de candidatos aos eleitores, André Puccineli leva vantagem. Ele tem 18% contra 16% de Riedel.  

Marquinhos Trad aparece com 12%. Rose Modesto também com 12%. Capital Contar tem 11%. Giselle Marques 1%. Outros 1%. Não souberam ou não responderam 21%.

Rejeição - Na última pesquisa Real Time Big Data, também foi medida a rejeição entre os candidatos a governador. André Puccinelli aparece em primeiro com 49% das citações. O segundo é Marquinhos Trad com 46%. Vale mencionar que o somatório final deste levantamento ultrapassa 100% porque os eleitores podiam escolher mais de um nome em quem não votariam para governar MS.

Na terceira posição aparece Capitão Contar com 37%, seguido por Eduardo Riedel com 34%. Giselle tem 32% e Rose Modesto tem 28%. Adonis Marcos 23% e Magno Souza, 22%.

A pesquisa – A presente pesquisa Real Time Big Data feita a pedido da Record TV é a última a ser divulgada neste primeiro turno.

Foram realizadas 1 mil entrevistas nos dias 28 e 29 de Setembro de 2022, por telefone. Entre os eleitores ouvidos, 52% são mulheres e 48% homens.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MS-02982/2022.

Regiões - A pesquisa mediu ainda as intenções de voto dos candidatos ao governo por regiões do Estado divididas da seguinte maneira Campo Grande, Sudoeste, Leste, Pantanais e Centro Norte.

O desempenho dos candidatos pode ser conferido nas telas divulgadas na galeria de imagens.

Votação - No dia 2 de Outubro, os  eleitores vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador será no dia 30 de Outubro.

Em MS, votação começará às 7h e terminará às 16h, quando serão impressos os boletins de urna. Neste ano, a Justiça Eleitoral decidiu uniformizar o horário da votação com base no horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal.


Fonte: Diário Digital / TV Record