Skip directly to content

PF investiga esquema de falsificação de documento público em São Gabriel

on ter, 26/07/2016 - 08:49
terça-feira, 26 Julho, 2016 - 09:15

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje(26) a Operação Falsário, que visa desmantelar organização criminosa que praticava diversas fraudes, especialmente falsificação de documentos públicos com o objetivo de promover o ingresso de estrangeiros em território brasileiro. Cerca de 20 policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Campo Grande e São Gabriel do Oeste, expedidos pela Justiça Federal de Ponta Porã.

O esquema criminoso foi descoberto em razão de denúncia realizada por pessoa já beneficiada pela falsificação de vários documentos (certidão de nascimento, RG, CPF e certificado de dispensa de incorporação). Essa pessoa compareceu à Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã, com a finalidade de retirar passaporte, oportunidade em que foi presa em flagrante pelo crime de uso de documento falso.

A organização criminosa atuava junto ao Serviço Notarial e de Registro Civil do Distrito de Areado, em São Gabriel do Oeste, que inseria dados falsos nos sistemas de informação para gerar certidões de nascimento ideologicamente falsas. Dessa forma, os dados constantes nas certidões de nascimento não existiam no respectivo livro cartorário. Entretanto, esses documentos tinham total credibilidade perante outros órgãos públicos, uma vez que eram emitidos por um órgão autorizado e detentor de fé pública.

A operação foi batizada de "Falsário" em referência à ação praticada pelo grupo na obtenção de documentos públicos.

Os materiais referentes às buscas e apreensões serão encaminhados para a Superintendência da PF em Campo Grande.


Idest