Skip directly to content

Plantação de girassóis em Campo Grande volta a fazer sucesso como 'ponto turístico'

on qui, 31/08/2023 - 14:56
quinta-feira, 31 Agosto, 2023 - 14:45

Os girassóis estão de volta para embelezar as fotos do campo-grandense e colocar o perfil das redes sociais em dia.

Imensidão de girassóis próximo ao Indubrasil, em Campo Grande - FOTO: NAIARA CAMARGO

Milhões de girassóis floresceram instantemente e formaram um verdadeiro ‘mar amarelo’ na Fazenda Cinco Estrelas, localizada em uma estrada de terra que fica a 8 quilômetros do Indubrasil, a 40 minutos do centro de Campo Grande.

As plantas estão a cerca de 15 centímetros uma da outra e possuem, em média, 1,70 metros de altura.

Cerca de 19,8 milhões de pés de girassóis ocupam uma área de 396 hectares no local, de acordo com o gerente da fazenda, Carlos de Lima Rosa. 

As flores permanecerão belas e intactas pelos próximos 15 dias. Após esse prazo, irão murchar e secar. É possível contemplar o mar de girassóis e fazer lindos cliques, de graça, a qualquer hora do dia. 

ONDE FICA A PLANTAÇÃO DE GIRASSOL EM CAMPO GRANDE?

Em entrevista ao Correio do Estado, o gerente afirmou que o local pode se tornar um ponto turístico temporário, pois as visitas estão se tornando frequentes a cada dia.

“Vai virar um ponto turístico de novo. Está começando agora e vai bombar. O pessoal está divulgando e tirando fotos já”, afirmou o gerente.

Em 2018, a plantação bombou nas redes sociais pela beleza da imensidão amarela. Centenas de pessoas compareciam no local diariamente.

Ensaio fotográfico de casamento, book de 15 anos e gestação, yoga no meio das flores e vários outros cliques foram feitos no local. “Já teve tudo o que você imaginar aqui”, disse o gerente.

GIRASSOL

O girassol é uma planta da família Asteraceae e do gênero Heliantheae. É nativo da América do Norte. 

É uma planta anual, que nasce, cresce, floresce uma vez por ano e morre logo em seguida.

Tem cerca de dois metros de altura e o recorde, já registrado no mundo, é de nove metros.

“Geralmente esses recordes ocorrem em regiões como o Alasca, que possuem verões com dias de sol que podem chegar até 24 horas seguidas dependendo da latitude, então a planta simplesmente não para o metabolismo”, afirmou o biólogo Pedro Isaac, em entrevista ao Correio do Estado. 

É rico em reserva energética e estrutural, como açúcares, proteínas e ácidos graxos, sendo estes a matéria prima do óleo.

De acordo com o biólogo, o óleo é retirado da semente do girassol para consumo humano.

“No entanto, como o maior produto consumido é o óleo, naturalmente pode causar alguns problemas, contribuindo para a obesidade, doenças cardiovasculares, entre outras”.

As sementes também são utilizadas como alimento para animais, especialmente aves de estimação como periquitos e canários. 

"Seu cultivo é tanto devido à importância na indústria alimentícia quanto pelo uso ornamental por causa da beleza", explicou o biólogo.

É cultivado com matéria orgânica. "Não é das plantas mais exigentes quanto à adubação, podendo usar estrume, fertilizantes químicos e chorume de composteira, mas é bom sempre lembrar de diluir estes dois últimos e nunca usar fertilizantes demais, pois podem causar queimaduras químicas ou até intoxicar a planta" detalhou o Pedro Isaac. 


Fonte: Correio do Estado