Skip directly to content

PMA fiscaliza rio Coxim em Camapuã, São Gabriel e Rio Verde

on qua, 04/11/2020 - 11:01
quarta-feira, 4 Novembro, 2020 - 11:00

Uma das equipes de Policiais Militares Ambientais realizava fiscalização preventiva, na operação Ictiofauna no rio Coxim, percorrendo os municípios de Camapuã, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, com chegada em Coxim, desde o dia 29 de outubro até esta terça-feira (03), onde abordou 15 embarcações com 33 pescadores e mais 29 pescadores pescando de barranco e todos estavam em situação legal.

Foto: divulgação / PMA

No entanto, na região da foz do rio São Domingo, a equipe avistou dois pescadores pescando com tarrafa (petrecho proibido), os quais fugiram pela mata quando avistaram os Policiais e abandonaram duas tarrafas que utilizavam na pescaria ilegal. Apesar de diligências, os pescadores não foram localizados. As tarrafas foram apreendidas. Felizmente os infratores iniciavam a pescaria ilegal e não tinham capturado pescado ainda. Foram retirados do rio, além dessas duas tarrafas apreendidas, sete redes de pesca, 62 anzóis de galho e 15 boias (petrechos proibidos).

Uma das maiores preocupações da PMA na prevenção à pesca predatória é a retirada dos rios desses petrechos proibidos que são armados por infratores, principalmente as redes de pesca, que têm alto poder de captura e depredação de cardumes, mesmo existindo muita dificuldade de se prender os autores devido ao pouco tempo de exposição para armá-los e conferi-los nos rios e normalmente fazem isso em horário noturno.


Fonte: Coxim Agora