Skip directly to content

Sucuri de 6 metros vira ponto turístico, é agredida e deve se mudar de Bonito

on qui, 16/03/2023 - 14:59
quinta-feira, 16 Março, 2023 - 15:00

A sucuri de 6 metros que ganhou fama após aparecer no bueiro de um condomínio e passear em um bairro de Bonito, município a 283 quilômetros de Campo Grande, deve ganhar um novo lar. O motivo da mudança é por conta dos moradores “que tem ultrapassado os limites de segurança com o animal”. Há relatos de que a cobra chegou a ser cutucada com pau por pessoas sem noção.

Sucuri passeando no bairro Solar do Lagos, em Bonito. (Foto: Reprodução)

“Estamos arrasados, triste, porque ela não incomoda ninguém. Quem mora aqui no loteamento sempre conviveu com ela; só que por causa da repercussão que deu depois das notícias, o pessoal sas outras partes da cidade veio parar aqui. Parecia ponto turístico. Até ontem tinha uma galera procurando ela”, reclama Aline Sutil Paiva, entrevistada pelo Primeira Página quando a sucuri apareceu no bueiro do condomínio onde ela mora.

A decoradora ainda revela à reportagem que a cobra chegou a ser incomodada por algumas pessoas, reforçando o motivo da PMA (Policia Militar Ambiental) de Bonito em querer retirá-la da região.

“Depois que saí, chegaram várias pessoas e judiaram dela. Tinha uns sem noção que até cutucaram ela com um pau, segundo informações de uns amigos meus que ficaram lá. Nós chamamos a polícia ambiental, mas os bombeiros que vieram, isolaram o local onde ela estava, e depois ela foi embora”, afirma Aline.

Aline e sucuri

Aline Sutil Paiva ao lado da sucuri, que sempre passeia no condomínio onde mora, em Bonito. (Foto: Canal Aberto)

A bonitense de coração lamenta a falta de respeito que a sucuri sofreu por parte dos curiosos, e salienta que o lugar dela é em Bonito.

“Devíamos ter deixado ela no anonimato, assim poderíamos continuar desfrutando da presença dela aqui, contemplando a beleza dela, e não a levariam para outro lugar. Aqui é a casa dela”, completa triste.

Sucuri deve ir embora

Segundo uma nota divulgada na terça-feira (14) pela prefeitura de Bonita, a PMA (Polícia Militar Ambiental) vai realizar a retirada da serpente do Residencial Solar dos Lagos.

“Como alguns moradores tem ultrapassado os limites de segurança com o animal, chegando até a tocá-la, a PMA decidiu que será melhor fazer a transferência do animal para um local seguro, provavelmente em alguma região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena”, diz o texto.

Na nota, o Capitão Basílio Cesar, comandante da PMA do município, alega que o trabalho está previsto para a semana que vem.

SUCURI BUEIRO OK 2

Sucuri também foi encontrada no bueiro de um condomínio da cidade. (Foto: Reprodução)

“Após conclusão dos preparativos (logística, estratégia e local de soltura), iremos realizar a captura, transporte e soltura do animal em local seguro. Possivelmente, no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, mas ainda estamos analisando a distância, o trajeto, tudo em prol do bem estar dela, com o objetivo de estressa-la minimamente”.

Além dos policiais militares ambientais, a secretária de meio ambiente de Bonito, Ana Trevelin, também se posicionou sobre o caso.

“O local em que a sucuri tem sido avistada é uma área verde no bairro Solar do Lagos e nós, inclusive, suspeitamos que existam mais de um espécime passeando por lá. As aparições estão mais frequentes em razão ao período de chuvas intensas, o que têm aumentado as áreas úmidas ao redor dos lagos, que, por sua vez ampliam o território das Sucuris.

“Elas, no geral, não representam riscos para a comunidade, porém, os moradores precisam respeitar os limites do animal e, infelizmente, soubemos de situações em que pessoas estão se aproximando de mais e até tocando na cobra”, pontua Ana.

A PMA reforça que em caso específicos, onde os animais silvestres adentram imóveis ou que estejam em situação de risco, a recomendação é para ligar no (67) 3255-1247. O Corpo de Bombeiros, através do 193, também pode atender os casos.


Fonte: Primeira Página / MS