
Ex-prefeito de Camapuã anuncia pré-candidatura a deputado federal por São Paulo em 2026
Delano Huber, ex-prefeito de Camapuã (MS), oficializou seu retorno ao cenário político nacional e anunciou que vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo nas eleições de 2026. A movimentação marca uma nova etapa da sua trajetória, que agora busca ampliar sua atuação para além do âmbito municipal.
Huber, que governou Camapuã após ser eleito em 2016 com mais de 55%, e preferiu não ir para a disputa pela reeleição em 2020, em meio à pandemia da Covid-19.
Mudança de Domicílio e Partido
Para viabilizar a candidatura federal, Delano mudou oficialmente seu domicílio eleitoral para São Paulo — estado onde nasceu, na cidade de Tupi Paulista — e trocou de partido, agora filiado ao Democracia Cristã. A estratégia segue uma tendência recente de políticos brasileiros que ajustam seus registros para concorrer em unidades da Federação com maior representatividade eleitoral.
A pré-candidatura foi lançada durante evento em São Paulo que contou com a presença de figuras políticas relevantes, como o ex-ministro Aldo Rebelo, que incentiva Huber a disputar a Câmara dos Deputados, e Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e secretário de Governo do estado. A aliança busca ampliar o apoio ao projeto que prioriza o agronegócio, desenvolvimento econômico e a representação do oeste paulista no Congresso Nacional.
Projeto Político e Ideias
No discurso de lançamento, Huber ressaltou sua experiência no agronegócio — com propriedades rurais em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia — como base para sua atuação legislativa, posicionando-se como um defensor dos produtores rurais e da integração produtiva ao desenvolvimento social e econômico. Seu foco é traduzir o conhecimento prático do campo em políticas públicas efetivas para o Brasil.
Ao anunciar sua intenção de representar o estado de São Paulo na Câmara, Huber mira uma base eleitoral que combina sua origem paulista com sua atuação no meio rural, além de contar com o suporte de lideranças nacionais do Democracia Cristã. O movimento sinaliza a intenção de ampliar sua presença no cenário político nacional após a experiência executiva em Camapuã.











