Uma frente fria pode atingir Mato Grosso do Sul até o fim do mês de maio. Há possibilidade de queda de temperatura acentuada, que pode ficar abaixo de 9°C.
Imagem: reprodução
O provável é que esta queda de temperatura ocorra em todas as regiões do Estado. Apesar do frio, não são descartadas possibilidades de chuvas, que poderão ocorrer, principalmente, nas áreas próximas da fronteira com o Paraguai e com a Bolívia.
O frio deve chegar com força nos municípios de Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Sete Quedas e outros próximos à fronteira com o Paraguai.
Marcado com um dos meses mais chuvosos dos últimos anos, abril vai terminar com uma trégua nas chuvas fortes, que vão dar lugar ao frio em Mato Grosso do Sul. De acordo com a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as mínimas podem chegar a 11°C na região sul do Estado.
Imagem: reprodução
A chegada de uma frente fria faz com o tempo fique mais firme e o sol volte a aparecer. As temperaturas começam a cair e os termômetros podem marcar de 14°C a 24°C. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 19°C, já a máxima pode chegar a 27°C.
Pelo menos 120 bois morreram em Jaraguari, a 47 km de Campo Grande, devido ao frio registrado neste final de semana. Os animais foram filmados nesta segunda-feira (12), na região “Quinta do Sossego”, por uma das pessoas que trabalham no município.
Imagem: reprodução
O vídeo foi enviado pelo canal Direto das Ruas e a pessoa que compartilhou pede para não ser identificada. “Morreram aproximadamente mais de 120 cabeças de gado no frio de sexta para sábado. Hoje cedo passando pelo local estava o gado morto, é só uma parte do que estava morto, tem bastante ainda”, fala.
Mato Grosso do Sul enfrentará nova frente fria entre quinta e sexta-feira e a meteorologia aponta que a temperatura pode chegar aos 3ºC na região sul e aos 5ºC em Campo Grande no sábado.
Imagem: reprodução
Enquanto isso, a semana começa com altas temperaturas. Campo Grande tem céu aberto e registra 23ºC nesta manhã. A máxima deve chegar hoje aos 35ºC. Para terça e quarta-feira a máxima prevista é de 34ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Na região pantaneira as máximas devem atingir nesta segunda-feira os 38ºC em Porto Murtinho, e 37ºC em Coxim Corumbá e Aquidauana.
O segundo fim de semana de inverno deste ano deve ser de temperaturas amenas por todo Mato Grosso do Sul. A mínima mais baixa promete ser registrada em Ponta Porã (MS), com 4ºC. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 9ºC para o fim de semana.
Chuva e frio em Ponta Porã — Foto: Mauro Almeida/TV Morena
Conforme a previsão da Climatempo, o fim de semana será marcado pela queda das temperaturas. Isso vai ocorrer por causa da aproximação de um frete fria que avança sobre o Brasil.
Os termômetros devem começar a baixar apenas na sexta-feira (28). A maior queda na temperatura fica prevista para o
Mato Grosso do Sul registrou geada nesta quarta-feira (29), durante a madrugada mais fria do ano. A temperatura mais baixa foi de 1,9ºC em Amambai, no extremo sul do Estado, com sensação térmica de 0,7ºC. Em Campo Grande, a temperatura chegou a 9,5ºC e sensação térmica foi de a -1,3ºC, exatamente às 5h.
Geada registrada por leitor nesta manhã em Ponta Porã (Foto: Direto das Ruas)
Confira abaixo outros índices registrados nesta madrugada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O sul-mato-grossense vai ter que tirar o casaco e o guarda-chuva do armário a partir desta quinta-feira (23). Dessa vez, o frio vem com força e, pela primeira vez no ano, será de “congelar”.
Imagem: reprodução
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, chegada de uma nova frente fria vai derrubar os termômetros para 7ºC, com sensação térmica de 5ºC, neste fim de semana, em Mato Grosso do Sul. Confira a tabela de temperaturas no fim da reportagem.
Isto porque uma nova frente fria, aliada ao avanço de cavados e atuação de área de baixa pressão atmosférica, se aproxima de Mato Grosso
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou dois alertas de queda na temperatura para duas regiões de Mato Grosso do Sul. No alerta mais grave, em laranja, que prevê queda acima dos 5ºC, o alerta contempla principalmente cidades do extremo Sul e Oeste de MS, que somadas chegam ao número de 34.
Mapa do Inmet mostra os dois alertas de queda de temperatura (Foto: reprodução/Inmet)
Já o alerta mais brando, em amarelo, cobre a região Central, parte do Sul, Norte e deixa pouco da região Leste para fora.
A meteorologia indica que o forte calor persistirá na região leste de Mato Grosso do Sul, onde a máxima pode chegar aos 39ºC, enquanto municípios da região sul e sudoeste terão uma passagem de uma frente fria, onde a mínima deve atingir os 13ºC na quinta-feira.
Céu coberto com nevoeiro ao fundo em Ponta Porã (Foto: Direto das Ruas)
O clima já mudou nesta manhã em Ponta Porã, tomado por céu coberto e nevoeiro. Os termômetros marcam 19ºC neste momento.
Campo Grande tem céu claro e registra 28ºC nesta manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima deve alcançar os 34ºC.
Passagem de uma frente fria traz possibilidade de chuva para o fim de semana, aliviando o calorão que atingiu Mato Grosso do Sul nos últimos dias.
Imagem: reprodução
A sexta-feira ainda deve ser de tempo estável, com sol e variação de nebulosidade em grande parte do Estado. Campo Grande tem céu claro e registra 23ºC nesta manhã. A máxima deve chegar aos 34ºC.
Na região pantaneira, as máximas previstas são de 38ºC em Aquidauana, 37ºC em Corumbá e Coxim, e 33ºC em Porto Murtinho. No sul do Estado, as temperaturas podem alcançar os 32ºC em Ponta Porã e 34ºC em Dourados.