Skip directly to content

Camapuã é destaque na pecuária de corte nacional com três produtores

on qui, 11/07/2019 - 21:54
quinta-feira, 11 Julho, 2019 - 21:45

Camapuã mais uma vez em destaque na pecuária de corte nacional com três produtores no ranking da Associação do Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul, devido a boa qualidade de seus animais.

A Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce, divulgou nesta semana o ranking dos associados que se destacaram nos meses de abril, maio e junho, onde 3 deles são de Camapuã.

Na categoria boi castrado, quem se destacou na boa qualidade da carne de seus animais foi João Ednilson Favoreto da Fazenda Santa Rita, onde de 300 a 500 animais, o produtor conseguiu uma classificação de de 63,7%

Já na categoria Novilhas, foram dois produtores em destaque, Elinaldo Ferreira Paniago da Fazenda Saltinho, que de 300 a 500 animais, conseguiu a média de 90,3% de classificação e, Fernando Panazollo Baldasso da Fazenda São João, que de 500 animais acima, conseguiu média de 74,1% de classificação. 

Imagem: divulgação / Novilho Precoce MS

Novilho Precoce MS

Para integrar o quadro de associados e receber os benefícios concedidos pelas alianças comerciais com as quais a Novilho Precoce mantém parceria, o proponente precisa atender os seguintes critérios:

– Padronização do produto

A Novilho Precoce não tem preferência por raças ou cruzamentos, no entanto os novilhos destinados ao abate precisam atender critérios de qualidade, tais como padronização do produto (maturidade, peso de carcaça, cobertura de gordura e conformação de carcaça), regularidade da oferta e sistemas de produção ecologicamente sustentáveis.

– Associar-se à Novilho Precoce-MS

Para receber a premiação das alianças mercadológicas, os pecuaristas têm que pertencer ao quadro de associados da Novilho Precoce, respeitando as normas estabelecidas pela entidade assim como as parcerias por ela estabelecidas.

– Incentivo Estadual

Os Incentivos fiscais, mediante a redução das alíquotas de ICMS, são oferecidos pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul aos produtores cujos animais abatidos se enquadram no Programa do Novilho Precoce do Estado de Mato Grosso do Sul. Para receber este incentivo, os produtores devem estar inscritos na Secretaria de Produção e Turismo do Estado (SEPROTUR) como produtores de novilho precoce. Os animais só poderão ser abatidos nos frigoríficos credenciados pelo Governo Estadual.

– Caderno de Encargos Garantia de Origem (G.O.)

O produtor precisa estar ciente das exigências determinadas pelo parceiro Carrefour para implementar na propriedade, com o objetivo de manter o padrão de qualidade e regularidade.

– Ficha Técnica da Propriedade

No ato de associar-se, o produtor preenche uma ficha com informações referentes ao sistema de produção e controle.Visitas técnicas serão feitas e os dados relacionados serão checados.

– Confirmação de Abate

O produtor deverá preencher uma confirmação com data de embarque e de abate de todos os animais que são escalados, assim como a forma de pagamento e o roteiro da fazenda, sendo esta datada e assinada pelo produtor e encarregado administrativo da Novilho Precoce-MS.

– Orientação sobre a formação das escalas

Datas e horários serão previamente estabelecidos entre produtor e associação, determinando o dia do embarque e do abate a ser realizado.

– Preços praticados pela parceria

A Novilho Precoce orienta seus associados sobre formas de pagamento e preços praticados pelas parcerias, de forma a não deixar dúvidas pendentes.

Benefícios aos produtores associados

– Melhor remuneração para os animais classificados como novilho precoce, quando comercializados por meio da ASPNP, mediante premiação das alianças e incentivo fiscal do Estado.

– Contribuir para a consolidação e o fortalecimento de uma associação organizada, com foco no mercado consumidor, sem perder de vista os ganhos próprios dos pecuaristas.

– Dispor de novas alternativas de comercialização, mediante formação de alianças mercadológicas ou outras formas de negociação.

– Receber acompanhamento técnico por ocasião dos abates, com emissão de relatório detalhado.

– Receber informações atualizadas das tendências do mercado, facilitando as tomadas de decisões.

– Participar com os demais associados em eventos técnicos, como viagens, feiras e exposições promovidos pela ASPNP com o intuito de divulgar a carne de qualidade e acompanhar os avanços do setor.

– Acompanhar on line (área restrita aos sócios) a evolução dos abates próprios e dos progressos alcançados pela ASPNP.

– Contribuir para o fortalecimento do agronegócio nacional com a produção de carne bovina de qualidade, mediante a substituição de importações e maior inserção do Brasil no mercado internacional.

*Com informações www.novilhoms.com.br


Fonte: InfocoMS - Foto de capa: ilustrativa / Internet