Skip directly to content

Com o fim das coligações, Camapuã tem recorde de candidatos a vereador; veja quem são

on qui, 29/10/2020 - 16:29
quinta-feira, 29 Outubro, 2020 - 16:15

Com o fim das coligações partidárias na escolha de vereador, houve um aumento recorde no número de candidatos ao cargo do legislativo municipal em todo o país e em Camapuã não foi diferente, serão 90 candidatos disputando a eleição de 2020.

Câmara Municipal de vereadores de Camapuã - Foto: InfocoMS

As coligações continuam valendo para o cargo de prefeito, mas não existem mais para os vereadores, ou seja, cada partido deverá lançar sua chapa de candidatos e dentro dela atingir o quociente eleitoral e partidário para saber quantas vagas terá direito na Câmara Municipal.

Quociente

Para explicar, usamos um exemplo prático. Um município X tem, por exemplo, nove cadeiras na Câmara Municipal e, na eleição deste ano, teve um total de 9 mil votos válidos. 

Assim, calcula-se o quociente eleitoral, que é, na prática, a divisão dos votos válidos pelo número de vagas. Neste caso, o quociente eleitoral é 1 mil. O quociente é o número mínimo de votos que um partido deve ter para eleger um vereador na cidade X. 

Depois disso, as vagas serão repartidas proporcionalmente à quantidade de votos que cada partido recebeu (sobras). Dentro do partido, as cadeiras são distribuídas pela ordem do mais votado para o menos votado. Os partidos que não atingirem, na totalidade dos seus candidatos, o quociente, não poderão ocupar nenhuma vaga. 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou o número, que foi recorde este ano, de candidatos inscritos para disputar as eleições municipais. Foram 556.033 postulantes. Já em 2016 foram 496.927.

19.230 se inscreveram para a disputa às prefeituras, 19.475 disputam para vice-prefeito e 517.328 para vereador.

Confira abaixo os candidatos a prefeito e vice de Camapuã para a eleição deste ano.

Imagem: divulgação / TSE

Confira abaixo os candidatos ao cargo de vereador de Camapuã para a eleição deste ano, separados por partido.

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens: divulgação / TSE