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Série do Sebrae conta história de empresária de Camapuã que se destacou com rede de franquias

on ter, 13/09/2022 - 15:43
terça-feira, 13 Setembro, 2022 - 15:45

Quem vê uma empreendedora bem-sucedida nos negócios, não imagina as dificuldades que ela passou até conquistar o sucesso. Em Mato Grosso do Sul, a empresária Solange Brum, que hoje é presidente de uma rede com 57 lojas da franquia O Boticário no Estado conta a sua trajetória na série “Empresários que fazem história”, que foi ao ar nesta segunda-feira (12), no canal do Sebrae/MS no Youtube. A história de outros cinco empresários locais, que começaram pequenos e construíram grandes empresas, também está disponível em uma playlist na rede social.

Imagem: reprodução / Sebrae

Solange Brum começou a trabalhar aos 15 anos no posto de gasolina da família, o “Posto Angico”, localizado em Camapuã, a 140km de Campo Grande. A empresária revela que foi onde aprendeu “de tudo um pouco”, já que era uma responsabilidade assumida a pedido do pai. O trabalho também foi onde se aproximou do esposo, Roneu Moreira Brum, que era amigo da família. “Ele era engenheiro e, nessa época, também passava pelo posto e abastecia para as viagens. Um dia, me perguntou se eu queria algo de São Paulo e pedi um perfume, o Styletto, do Boticário. Ele trouxe de presente. Logo começamos a namorar e um ano depois, em 1988 exatamente, nos casamos”, recorda.

Após o casamento, Solange permaneceu na administração do posto de combustível e ao ver a casa da família na cidade fechada teve a inspiração de montar a sua loja do Boticário na sala. “O único contato que eu tinha era os números da embalagem do perfume que ganhei do meu marido e fiquei ligando, até que consegui ser ouvida, um dia, por alguém, que era de Goiânia”, conta. Ficou acordado que ela receberia a visita de um consultor oficial, mas não acreditou e abriu uma loja de roupas com um espaço reservado para a venda de perfumes Boticário, que o esposo continuou a lhe trazer das viagens e que tinham ótimas saídas em Camapuã.

“Um dia, trabalhando no posto, minha mãe avisou que tinha uma pessoa do Boticário para falar comigo. Meu coração disparou, nunca tinha ficado tão nervosa em toda minha vida. Era o senhor Valdivino e eu logo disse que queria ter a minha loja do Boticário, levei ele para conhecer o espaço que pretendia alugar em uma galeria nova. Algum tempo depois me ligaram me chamando para ir a Goiânia acertar os detalhes e me apresentaram um projeto lindo, com toda loja no padrão da marca”, relata.

Mesmo enfrentando dificuldades financeiras para fechar o negócio com a marca nacional e realizar os primeiros investimentos com a franquia, ela apostou alto e foi assim que, aos 18 anos, Solange conquistava sua primeira loja de sucesso e o início da construção de sua rede. “Eu era gerente, vendedora, estoquista, quem fazia as compras”, relembra.

Depois, o marido trouxe a ideia de montar uma segunda loja em Coxim. Passando pelo sufoco de expandir a franquia em MS, eles conseguiram levantar recursos e não demorou para o casal inaugurar outras unidades em Aquidauana, Miranda, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Corumbá e ainda atender vendas externas e eventos para divulgação da marca.

Apoio do Sebrae

Quando olha para sua jornada, Solange compara o Sebrae a uma bússola para quem é empreendedora. “Quando vim de Camapuã, eu era uma menina que sonhava e tudo que eu tinha eram conselhos, então, o Sebrae era o local que ajustava a gente, que dava o caminho certo. Desde que tive acesso sempre aproveitei tudo que ofereciam para aprender, cursos, palestras, aperfeiçoamento. Eu lamento não ter tido esse contato lá no início, mas era mais complicado naquela época, no interior. Ficava me perguntando quantas vezes erramos porque não tivemos o Sebrae”, afirma.

É por isso que hoje, ao ser abordada por profissionais que a procuram em busca de orientações sobre empreender ela tem uma resposta padrão. “Eu recebo ligações todo mês de pessoas perguntando como montar um negócio e a primeira coisa que eu falo é ‘você já conhece o Sebrae?’, porque não existe um caminho melhor, eles oferecem tudo que precisamos”, pontua.

Sucessão

A sucessão de todo o legado da empresa teve a importante colaboração da própria marca O Boticário, que possui um projeto com duração de dois anos voltado à formação de sucessores. Tanto Elenita quanto Nelson, os dois filhos de Solange, participaram da iniciativa, foram aprovados e avançaram ainda mais com os negócios da família.

“São os nossos sucessores, iniciaram outros investimentos, criaram uma holding e hoje estamos com 57 lojas. Após seis anos afastada, eu precisei retornar de forma mais ativa. É um outro processo, um novo momento e como presidente de uma companhia que emprega 400 colaboradores eu me sinto realizada e feliz. Espero que nosso mundo fique melhor e desejo que mais famílias tenham oportunidades dentro da nossa empresa”, finaliza.

Empresários que fazem história

A campanha “Empresários que fazem história”, protagonizada por 10 empresários locais, estreou no canal do Sebrae no Youtube em julho deste ano, como parte das ações comemorativas pelas cinco décadas de história. A série tem como objetivo ressaltar a importância dos empresários que movimentam a economia, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento local.

O projeto conta ainda com empresários de grande relevância para o desenvolvimento da economia local, entre eles, Lindolfo Martin (Multicoisas), Thomas Filho (Thomaz Lanches), Paulo Menegazzo (Cantina Romana), Rogério Kerkhoff (Doces Momentos), Beto Pereira (Grupo Pereira – Comper/Fort), Ademir Francescon (Casa Colonial), Adilson Puertes (Studio A Móveis), Leandro Mariani (Posto Nikkei), Solange Brum (Boticário) e Sidney Yoza (Feira Livre). Acompanhe a série pelo Canal Sebrae/MS.